Marketing digital X Marketing tradicional, o que funciona?
Rita de Cassia Mendonça Biancon

é muito obrigada rita e eu que agradeço a oportunidade tudo bem pessoal estão me ouvindo bem é bom primeiramente bom dia é um prazer estar aqui falando com vocês estou com as pernas bambas estou né falando para um público aqui na feira do empreendedor é minha primeira vez que eu falo para um público tão grande a gente está acostumado em sala de aula falar com o aluno e com empresários é um pouquinho diferente hoje nosso bate-papo vai ser um pouquinho falar sobre as diferenças entre o marketing
digital e o marketing tradicional quem é que faz aqui o marketing tradicional levanta a mão oi e o digital é bom por aí já dá para medir a febre como diria uma amiga minha de como o digital está espandindo em todos os ramos e segmentos então vamos lá o primeiro conteúdo que nós vamos ver qual é a diferença entre os dois e qual estratégia usar na sua empresa devemos abandonar o marketing tradicional não os dois caminham juntos muito bem e a gente sabe fazer o marketing digital a gente tá
aprendendo ainda né as coisas estão em evolução é a todo momento algumas empresas até pouco tempo atrás não não sabia nem o que era facebook nem como usar aquela coisa de misturar né a vida social privada com a página da empresa hoje as pessoas já estão conseguindo vislumbrar essas diferenças e conseguir trabalhar de maneira mais eficiente e efetiva na internet mas o primeiro conceito que eu quero tratar com vocês é a respeito do marketing se alguém perguntar para você ag ora o que é o marketing
o que que vocês responderiam o marketing é publicidade é sim e também só que eu vou passar uma experiência para vocês em sala de aula a gente comenta muito sobre marketing os alunos ficam todos chocados quando a gente fala para eles assim que marketing não é apenas publicidade nossa professora mas eu achava que marketing era só propaganda e a propaganda publicidade é apenas a pontinha do iceberg tá embaixo e existe todo um trabalho de pesquisa de mercado pesqu isa de público-alvo posicionamento
de marca tá então quem hoje aqui tá trabalhando o marketing na internet só com a questão da publicidade precisa rever esse conceito e também trabalhar um pouquinho do estudo do público-alvo que é o que a gente vai ver adiante está falando então o marketing é a arte de explorar criar e entregar valor para satisfazer as necessidades do mercado por meio de produtos ou serviços que possam interessar aos consumidores o vinho né mas se a gente resume só em satisfazer a necessidade do cliente de forma
efetiva e que traga lucro para nossa empresa também tá de bom tamanho certo tem que ser bom para ambos os lados tanto para o cliente quanto para a empresa aqui só alguns dados do faturamento de vendas online em bilhões nos primeiros semestres desses anos aí em 2015/18 ponto 6 bilhões e olha a evolução até o primeiro semestre deste deste ano para ver a média de crescimento desse mercado online tá em 2019 batendo a marca aí de mais de 26 bilhões de compras online com relação ao volume de pedidos
nesse primeiro semestre em milhões uma evolução grande também tá no primeiro semestre de 2016 quatro 48 e foi milhões 2017 50.3 primeiro semestre de 2018 54.4 chegando aí a marca de mais de 65 milhões de volume de pedidos nesse primeiro semestre e vamos falar um pouquinho agora os novos compradores quem são os novos compradores somos nós que a todos os momentos estamos aí com o celular ligado vendo produtos buscando informaç ões tá desses consumidores que foi pesquisado no primeiro semestre de
2019 5,3 milhões ou seja 18.1 por cento do total pesquisado no período fizeram a sua primeira compra online só para saber quem é que nunca fez uma compra online levanta a mão e todo mundo já fez compra pela internet tá então é isso pessoal é não é de nos surpreendermos com essa informação a internet das coisas está aí assim que chegar aos 5g vai ficar tudo muito mais fácil vai ter internet em vários objetos e a g ente vai ficar mais conectado do que nunca ea gente vai ter que ter uma estratégia
para lidar com esse público né a publicidade busca construir a imagem sólida da marca através da divulgação de seus produtos e serviços e o marketing a estratégia geral que abrange todo esse processo de venda com relação ao consumidor ea empresa em que a gente tem que estreitar um pouquinho mais esse laço esse relacionamento onde está o meu público do que ele gosta como ele compra tá qual é o volume d e compra que ele faz pequenas empresas conseguem investir em marketing digital e conqu em
grandes empresas quando no passado as empresas tinham voz e vez é para alcançar esses consumidores daí regionalmente e até globalmente antigamente era tudo mais difícil a gente ficava limitado aí ao marketing tradicional tá que é importante mas ele tem um custo maior né eu vou fazer uma panfletagem aí na minha cidade eu vou ter que desenvolver essa arte mandar para gráfica imprimir um cert o número de panfletos e pagar para alguém fazer essa panfletagem tá eu não sei vocês a minha cidade tem 45
mil habitantes tá então a gente paga para fazer ainda para enfeitar a gente rua só que quanto alcançou o que vendas foram convertidas tá já no online a gente tem métricas que conseguem medir isso com mais eficiência tá é importante frisar que o marketing é independente de se passar na internet não deixa de ser marketing os princípios são praticamente o mesmo só que adaptados da universo online e quais as principais diferenças entre não entre o tradicional eo digital tá o primeiro aí a
interatividade o marketing digital possibilita a comunicação entre os consumidores e empresas de forma bilateral e instantânea hoje se você não dá uma resposta para o cliente na hora você perde muitas vezes a venda a gente tem que configurar alguns robozinhos aí tá da vida para que essa essa pelo menos essa intermediação seja rápida porque a gente tem segundos para definir se esse cliente vai fazer a compra do nosso produto ou não então ele a ração então eu não posso deixar esse cliente tem
informação se você não tem alguém que dá esse respaldo você tem que configurar essa informação no seu a nossa página no nas nossas redes sociais para que ele não fique posteriormente você pode entrar em contato com esse cliente e fechar essa venda em vice-versa né a empresa também tem um acesso muito mais fácil a esse consumidor o marketing digital revol ucionou a forma como as empresas se comunicam com os seus clientes vocês concordam se revolucionou né antigamente quando eu não tinha muita
concorrência você tinha que uma loja na cidade e tinha que comprar daquela loja aceitar o preço dela da forma que ela queria porque só tinha aquela loja naquele segmento hoje pescoço como é que tá aí a questão da fidelização de cliente está fácil manter o cliente na empresa e custa caro trazer esse cliente tá para ele colocar o pé pela primei ra vez na minha loja eu gastei muito com isso eu eu divulguei no rádio eu fiz propaganda na internet eu coloquei carro de som na rua tá só que a gente tem
que agregar o digital ou tradicional se eu transferir esse cliente para minha empresa e ele por acaso não for bem atendido o que que vai acontecer a culpa é do marketing não algo deixou de ser feito para esse cliente concretizar essa venda será que o preço que eu estou trabalhando está de acordo com a minha cliente ela será que a qualidade dos produtos que eu estou oferecendo tem diferencial com relação aos meus concorrentes então eu também devo fazer esse estudo de produto estudo de
precificação e verificar se realmente eu estou fazendo a coisa certa hoje vocês estão aqui buscando conhecimento certo tá mas a hora que chegar em casa tirar lá os panfletinhos da bolsa os vídeos o que é que você vai fazer pelo pelo seu negócio o que é que você vai mudar a gente não vai conseguir resultados diferentes trabalhando com as da mesma forma e querer resultados diferença a gente precisa mudar ea estratégia tá às vezes o foco é o mesmo mas eu preciso me diferenciar do mercado o que é o
meu produto ou serviço oferece de diferente com relação a minha concorrência a segunda coisa diferente do marketing tradicional e o digital é a limitação geográfica e o alcance global que que é isso outdoor supplies revistas ou jornais acabam sendo prejudicados pela limitação geográfica coloquei um outdoor lá na rua quantos dias esse esse outdoor vai dar algum resultado para mim visualmente falando em quinze dias depois disso ele vira parte da paisagem a gente nem nem percebe mais que ele está
ali né a questão do flyer mesmo né nas revistas eu tenho essa limitação geográfica e na internet não existe fronteiras o que você divulgar no mundo virtual ficará disponível se você quiser pro mundo inteiro ver compartilhar e engajar então a gente está num processo antigamente as tem que ter só curtidas agora não são as curtidas e o engajamento aquele posto que você está fazendo ele está sendo feito de maneira profissional ou é o meu sobrinho que de vez em quando vai lá e posta alguma coisa ou é
o meu filho que de vez em quando vai lá e posta alguma coisa não tem frequência dessas atividades o conteúdo não está sendo relevante para o meu público alvo então o que eu estou fazendo com relação a essa informação hoje todos vão sair daqui tá e veja o seu modelo de negócio como qu e ele está sendo apresentado e no mundo virtual todo mundo tem acesso a tudo tá então a gente não pode deixar de lado essa questão da limitação geográfica e esse alcance o terceiro ponto de diferença é a
comunicação rápida e versus grande margem de tempo no tradicional a tempo para pensar nas estratégias aplicá-las e se necessário começar tudo do zero no marketing digital e é imediato eu já consigo visualizar se aquela promoção que eu estou fazendo está sendo convertido o u não tá tendo engajamento ou não é imediato a partir de um clique eu já tenho essa informação na mão então a grande diferença do digital é que a gente consegue não tempo muito mais rápido verificar resultados e o que que gera
resultado para mim às vezes eu deixo de investir no digital e faz uma propaganda lá totalmente desfocada às vezes eu gastei r$2000 uma numa divulgação numa ação promocional e não trouxe nenhum cliente para mim às vezes eu em visto r$500 uma propaganda direcion ada e ele me traz clientes em me trouxeram cliente muitas vezes já pago o investimento que eu fiz então o que que é a propaganda a cara o que que é propaganda barata às vezes a gente fala nossa mas é caro será que é caro porque às vezes
você está investindo tá colocando o seu dinheiro de forma errada no seu marketing e quanto que você deve proporcionar de marketing na sua empresa em termos de percentual para você gastar com publicidade propaganda eu que tô na área e trabalho muita s vezes o dono da empresa que eu pergunto a nossa mas será que isso tá certo será que você investir nisso vou deixar para você definir será que se eu investir nisso ou naquilo vai dar retorno às vezes ele não sabe no que investir é a principal
dificuldade que eu vejo nos empresários será que aquela propaganda de rua que eu tô fazendo é certo será que aquele jornal aquela mídia que eu estou investindo em jornal está correta tá e às vezes um empresário ele fica perdido porque p orque ele não delimita um valor para o seu marketing ele não fala olha eu tenho x percentual nem que for meio por cento um por cento eu vou deixar para o meu market dentro desse um por cento onu que eu vou investir qual é o melhor forma não tem receitinha pronta
tá vou fazer desse jeito que na empresa do fulano deu certo às vezes o meu tipo de negócio meu tio o que muda e eu tenho que direcionar isso os esforços desse marketing para esse tipo de público tá então não existe resposta pronta você que vai sentir lá no seu ponto de venda na sua loja física ou na venda de seus produtos como é que esse cliente gosta de ser abordado certo bom o quarto ponto é fique de olho as redes sociais uma reclamação pode facilmente propagar-se e fugir do controle a melhor
propaganda é a boca a boca é um cliente que indica o outro sim no meu negócio mesmo a indicação vira muito tá quando um cliente indica uma coisa eu falar com meu produto é bom outra coisa é o cliente falar que aq uele produto é bom certo agora processo pode ser o contrário também uma reclamação pode virar uma bola de neve e criar um certo constrangimento aí para empresa a rede social na minha cidade por exemplo existe lá não sei se na cidade de vocês têm existe esse grupo aí onde não ir na sua
cidade na cidade de vocês é assim na minha cidade criar um grupo onde não iris santa cruz do rio pardo lá o pessoal tá avançada 45 mil habitantes mas o povo gosta de meter o pau se você não fizer a co isa correta eles vão colocar a boca no trombone então existe um grupo lá hoje não ir em santa cruz do rio pardo e a pessoa vai lá e coloca tua empresa lá e daí o boca a boca aí para falar bem limpei a sala né agora para falar mal fizeram até grupo certo então um passinho em falta é uma linha né
que você para muito tendo e as reclamações a gente tem que ter um cuidado e esse mês mesmo tem uma moça que entrou na rede social não colocou o nome ali da empresa e fora isso ainda ela co mentou lá no no ela compartilhou no grupo dela falando mal da entrega da pizza que a pizza demorou duas horas se metendo o pau nisso monte de comentário a vai lá no fulano fulano atende bem ela vai no ciclano criando atende melhor de fama empresa de fama mas enquanto as leis não estiverem aí bem rígidas com
relação a isso é como jogar penas ao vento depois para você recolher essas penas de novo é difícil depois que o cliente falou mal da sua empresa como retratar como se retratar nesse nesse exemplo que eu tô dando a moça ainda a empresa que foi entre aspas falado mal ela entrou ainda para rebater as acusações da moça e ficou pior ainda tá então como fazer nesses casos né principal eu não deixa acontecer e se acontecer tentar aí é a forma reverter essa situação que é bem complicadinha né bom é é
muito importante nesse caso monitorar as menções a sua marca a todo momento certo como é que está a sua marca na presença online ela está bem as pessoas falam bem d o seu negócio se não falar bem pelo menos não deixa eu falar mal cuida do que é de vocês tá bom mas aí falta um pouquinho para a gente terminar falando aí dessas diferenças as características do planejamento de uma campanha no modelo tradicional demanda mais tempo mais planejamento risco maior uma vez que é necessário juntar todas
as informações de mídias diversas de diversos veículos nem sempre confiáveis e analisar uma para ver em qual valia mais a pena investir então de tradici onal aí você precisa ter um embasamento um pouquinho maior já qualidade versus quantidade toda a campanha seja online ou offline a ter público-alvo pra quem não sabe o offline a mídia tradicional tá que às vezes a gente usa os termos aqui que as pessoas não não consegue identificar para que a mensagem chegue até o consumidor de uma forma
eficiente é preciso antes de qualquer coisa desenhar o perfil desse cliente é bom a gente tem algumas ferramentas que nos auxiliam aí aqui n a feira hoje tem várias palestras falando sobre o google adwords facebook o agenor diz que possibilita se alimentar de forma mais precisa esse público-alvo tá quanto mais preciso eu for meu no meu público alvo mas a seletiva minha comunicação vai ser menos eu vou gastar então é muito bom você definir se você não tem definido ainda quem é o seu público é mais
homens e mulheres qual a faixa etária como que eles compram qual é o estilo de vida desse público essas empresas possuem uma ric a base de dados dos seus usuários onde é possível identificar e montar perfis de público os ideais tão definir o seu público bora colocar a mão na massa então na minha publicidade online eu vou impulsionar eu já vou direcionar para o público correto qual é a esse público aí no caso só vocês para identificar tá ó ajuda de um profissional para ajudar vocês a oi e aí tudo
vai ficar mais fácil a linguagem também mudou mudou ou não a linguagem formal versus da formal a internet quebrou a formalidade no relacionamento do consumidor empresa tá hoje é muito mais fácil muito mais acessível a gente se comunicar antigamente a gente tinha os aqui né serviço de atendimento ao consumidor aquele zero oitocentos terrível né e hoje não eu tenho um canal online eu tenho chat eu tenho e-mail eu tenho próprio bem sucedida é inbox que você pode estar conversando com a
empresa mandando informação sexto mensuração de resultados dessas marketing digital o tradicional nesse horário esses resultados a gente já falou sobre isso só vou dar uma passadinha no digital você consegue ter métricas você entra lá na parte de informações das redes sociais eles vão te dar percentuais acessos horários de acessos como você vai acessar esse público aí é muito importante e essa informação digital aí para o seu negócio marketing digital é possível avaliar em tempo real resultado
de cada uma das suas ações no marketing online eu posto benefício onde é que fica investir e m marketing digital não não significa parar de investir no marketing tradicional os dois vão andar juntinho coladinho pelo que eu vi aqui esse público investe mais no digital mas não pode deixar o tradicional de lado as experiências têm mostrado que quando o marketing tradicional ganhou reforço do digital as vendam chegam até um ter um aumento de sessenta por cento aí tem os press e contras para a gente
finalizar quais são os os prós e contras do tradicional conversa melhor com pess oas mais velhas melhor visita marca atingir locais onde a internet não chega alcança uma grande quantidade de pessoas grande margem de tempo para tomada de ação o e tenha alta ou difícil de mensurar difícil de segmentar tem a questão da limitação geográfica ea comunicação entre a empresa e consumidor pouco acessível e no digital melhor custo-benefício para execução alta engajamento com o público faça o segmentação
dados resultados precisos necessidade de conexão com a internet é a única necessidade público total alcançada o reduzido e não conversa muito bem com os idosos diferente da minha sogra que tem um celular e que a todo momento fica lá recebendo informação mandando informação fazendo compra quem tem uma sogra aí online conectada levanta a mão né então perfil do consumidor aí está mudando é bom a só pra gente finalizar em santa cruz existe um case de sucesso que eu trouxe para vocês é uma loja de
presente chama prosperita ou ela criou a primeira loja v irtual para depois ir para loja física então ela ficou alguns meses criando esse burburinho na cidade tá e conseguiu um resultado muito bom com relação a isso só para deixar esse caso registrado aí ela tem mais de 12 mil acessos dentro da página dela do instagram depois que vocês fizerem entrar ela vende inclusive para todo o brasil já fazendo beijão aí para ela tá bom ela trabalha com produção de boas fotos e aqui ela fez a inauguração da
loja física depois de concretizada no meio o nline digital e pra finalizar aí segmentar o mercado existe aí as as características né que é penetrar facilitar concentrar simplificar processos e fortalecer a imagem da empresa se vocês quiserem aqui na feira tá falando mais sobre isso vocês podem estar pesquisando então as últimas considerações as estratégias de marketing tradicional não são mais ou menos eficazes do que as de marketing digital existe são maneiras diferentes para atingir esse
determinado público tudo bem bom meu nome é rita eu vou deixar com vocês aí a o meu contato caso vocês queiram e trocar alguma informação parte principal da minha palestra está aparecendo ó fiz uma foto caprichado para mostrar para vocês e não tá indo queria fazer uma selfie mas não estou conseguindo vamos lá só mais um pouquinho e o não tem aí se vocês quiserem me achar nas redes sociais tá é rita de cássia mendonça interior de são paulo tá tem a página do facebook quem quiser falar comigo e só
dá um oi muito obrig
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