O que é MARKETING - Curso MARKETING DIGITAL para Iniciantes

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e quer saber o que é marketing e o que não é então se liga nesse vídeo eu vou te mostrar o eu vou te falar de marketing digital e você escuta a falar de toda hora existe uma grande confusão aí tem muita espuma nesse mercado da ideia de tirar essa escala agora você poder enxergar melhor o que que Market e a gente discutir e a fundo nesse tópico aqui tá bom primeira coisa tem um cara chamado Philip kotler tá os grandes autores aí para quem estudou isso na faculdade né com certeza ter que

ler algum livro desse cara tá então sim ele tem várias definições do que é marketing eu gosto muito dessa definição assim porque é uma definição simples cura fácil de lembrar que para mim toca nos pontos essenciais do que marketing precisa ter tá ele fala aqui embaixo que tinha uma atividade humana dirigida para satisfação de necessidades desejos por meio de processos de trocas tá eu gritei aí três coisas que eu acho super importante você entender para começar a trabalhar com marketi ng primeiro

atividade humana para você precisa entender muito bem quem é o seu cliente tá tem que mergulhar no universo deve entender a cabeça dele para é alguma coisa com esse cara né porque as pessoas Elas compram por n motivos eles tem várias motivações de compra tá mas existem duas são muito fortes em qualquer pessoa tá com as duas principais motivações de compra as pessoas compram por necessidade e desejo por dor ou prazer né geralmente dor e prazer é a principal uma dor ou praz er é a principal

motivação da maioria das contas quando a gente compra qualquer coisa a gente compra por a resolver uma dor para resolver um problema ou a gente compra para ter prazer né então é isso que tá escrito aí ó necessidade ou desejo né então o que acontece né quando você para para pensar em dor versus prazer vamos lá você pode comprar porque você tem dor agora né Um Bom exemplo de dor agora é o pneu furado pneu seu carro furou o cara você tem dor agora tem que resolve r esse negócio e não se não consegue

andar com o carro então você tem uma urgência muito grande para poder comprar algo para poder o pneu novo né dor agora pode se pode ser que você tem a dor no futuro e que deu no futuro você tá com pneu careca então pneu careca você pode tomar multa você pode derrapar o carro sofreu um acidente né então se você não comprar um vídeo novo agora Talvez não aconteça nada mas talvez aconteça né então você tem que comprar mas a urgência não é tão grande c ontador agora né agora prazer quando vai comprar

por prazer né pode ser trazer agora e pode ser trazer no futuro prazer agora pode ser um pneu importado porque você quer teu pneu Mas diferente mas o Leitão que combine com o seu carro importado por exemplo e eu quero encomendar um contratar um designer para desenhar um pneu exclusivo só para mim que só eu vou te ensinando mundo beleza fazer um futuro né então pode ter em e motivações de compras envolvidas mais dor e Prazer geralmente s ão duas muito fortes e atreladas à a maioria das Linhas tá E

aí qual que é o terceiro. E aí é o processo de troca né então a troca constante então o marketing ele Visa atender às suas necessidades desejos né gerar valor para as pessoas em troca ele cobra o valor por isso na em troca ele ele está ter lucro não me coloca o negócio tá ter lucro para poder fazer essa roda girar né então é um processo constante de troca beleza e aí tem um negócio chamar os quatro países né que não foi inve ntado pelo copo ele foi inventado por Diário uma Kart Mas foi muito é

promovido né pelo kotler né foi escondido e se popularizou aí na com cólera e que muita gente acha que é dele os quatro fez na verdade é de outro cara mais importante aqui é o seguinte os quatro peixes é uma uma forma muito bacana de você começar a pensar no que Market tá então se você tá pensando no Marketing da sua empresa 4p seu negócio básico que vai te ajudar a dar o start né nesse pensamento então primeira coisa né que são os 43 a praça preço e promoção tá produto aquilo que você oferta

para o mercado né aqui dores que ele resolve o que prazer que Ele oferece né ah como que ele faz isso quais são as características benefícios do seu produto ou serviço na e quais são os outros produtos que esse mercado fazem da mesma maneira que o seu resolve do mesmo jeito conheceu o seu se diferencia deles ou não Tá então tem que pensar impedir produto Isso faz parte do marketing tá tô pensar no pro duto faz parte nas responsabilidades de quem trabalha com marketing beleza é preço né Quanto

você cobra por esse produto que está oferecendo por esses serviços estão oferecendo né você cobra média do mercado você cobra mais você se posiciona como algo de luxo ou não se cobra mais barato você se se funciona como algo popular e acessível enfim Quais são as políticas de desconto tem que pensar em tudo isso tudo isso faz parte do PDI preço tá e é praça é o terceiro P tá praça onde voc ê oferta isso não é quais são seus canais de distribuição como é que você é entrega isso para as pessoas

como é que as pessoas podem chegar até seu produto ou serviço seu produto ou serviço tá então o pedir o pedir Praça ele também faz parte da responsabilidade de quem trabalha com marketing tá na alçada ali de quem trabalha com isso e por que impedir promoção que é o que a maioria das pessoas associa com Market né É como você divulga como você oferta esse seu produto esse seu ser viço né para o mercado né então toda parte de propaganda e publicidade etc e suplemento de Promoção e Geralmente

as pessoas acham que marketing é só promoção na verdade vai muito além disso né E esse é o grande. Aqui então quando você para para pensar os quatro pés a gente chama isso de mix de marketing né você você não consegue fazer essa roda girar investindo só em uma coisa tão adianta você tem um produto ruim é né com preço mal estruturado e achar que a promoção vai resolv er sua vida não vai resolver né É da mesma forma não adianta você ter só um produto muito bom né se o seu a sua estratégia de

preço mais bacana se se você não promove se não divulga isso pelo mercado tá então é uma combinação é um mix disso que vai te ajudar né alavancar os seus resultados beleza ao longo do tempo né a gente começou a perceber aqui faltava alguns outros peso ali tá então foram incluídos mais quatro peso aí que são importantes também para você pensar no seu negó cio tá eu pedi processo né que são os procedimentos os fluxos a forma a metodologia né como como você trabalha tá então como o seu produto ele é

produzido tudo isso também faz parte né E também tá dentro dessa ao sábado aí do mato tá o pedir pessoas né Então as pessoas que você contrata para trabalhar na sua empresa se os valores EA cultura dela está alinhada com a cultura da sua empresa né Não adianta sua empresa falar que ela é xyz e depois quando chegar um consumidor lá um cliente lá para ser atendido a sua empresa o cara vai ter uma um outro tipo de atendimento nada a ver com aquilo que você é defende é só marca de ciente né então

sei lá você fala que são banco lindo e maravilhoso diversos Fiat se liga lá e as pessoas sofrem Episódio de racismo dentro da sua agência bancária por exemplo aí que eu sim as pessoas que trabalham na sua empresa assim diretamente ligadas a imagem da sua empresa vai criar né então é importante que elas também estejam alinhadas imp ortante que marketing também entenda isso como algo importante ali é a se pensar né então tem que ter pessoas que estão alinhados com a cultura da empresa o pé de pau

pa habilidade a mais funciona a percepção né agora em tempos de pandemia Isso acabou sendo muito afetado né mas mas eu tentando uma loja no shopping né é uma loja de roupa por exemplo então desde o cheiro da loja a iluminação da loja as cores da loja a música que tá tocando na loja Enfim tudo aquilo cria né um em um am biente aqui uma série de percepções a gente a gente constrói essa percepção daqui a nossa marca legal essa marca é Leve a máquina pesadas a marca sei lá forte sei lá então sei você

cria esses as percepções com base em várias coisas que não nessa mente é o seu produto né mas muitas muitas vezes coisas relacionadas a outras a outros elementos né que fazem parte dessa construção de percepção tá eu pedi para mobilidade e por último pedir produtividade que é o com produtiva é a sua empresa né então esses outros quatro peso vieram depois mas também ajudam a gente a pensar nesse mix aí tá então o resumo da Ópera aqui Esse é o seguinte marketing não é propaganda né marketing não é

só propaganda tá lógico propaganda Faz Parte do marketing obra faz parte do marketing mas não é só isso tá e marketing digital não existe né mas como assim marketing digital não existe cara põe uma coisa na tua cabeça marketing é marketing e ponto marketing entender de gente entende pessoa tá el e é digital hoje é porque as pessoas estão editais mas não é não foi assim sempre nem vai ser assim para sempre pode ser que amanhã Woody esse mudar e se amanhã for sei lá as pessoas vão poder

mais detalhes estiverem mais quântica vai ser marketing quântico Tô sim no fundo no fundo sempre é marketing sempre vai ser marketing digital é só para poder contextualizar né O que as pessoas foram de tradicional e digital offline online que são coisas que enfiaram nossa cabeça que não existe né a gente não é offline ou digital ninguém é o Fla bom então é uma coisa binária não a gente oscila né mas é assim lá as pessoas vão ler mais ebook no que ele no físico tá mais cara tem gente que

adora livro físico não gosta de ler digital tem retificadora de tal não gosto de liga o físico e tem gente que nem os dois tá então um não mata o outro né a gente não a gente não convive só com mídias digitais o dia inteiro a gente não convive só comidas analógicos o dia inteiro a gente vê de tudo um pouco na então se você anda de carro você sei lá ser viaja você vai ver eu te dou ó na rua você vai ver enfim televisão você de jornal e revista né Mas não é por isso que você não vai ver o WhatsApp

não vai ver YouTube não vai ver Instagram no meu Facebook né uma coisa Lula ouça Então esse negócio de marketing digital é só um nome para a gente poder separar o que diz respeito ao meio digital e o que se não tá mas no fundo no fundo tudo é Market beleza e u ma coisa importante que você pensar eu já falei aqui mas eu vou oi para você tá se o marketing da sua empresa ele é ruim não é o digital que resolver hoje tal no digital no resumo não é a cura para todos os problemas da sua empresa não é

assim que funciona tá Para para pensar no seguinte ó é significa que a Samsung lançou o Galaxy Note 7 né que é o note 7 é a produto top de linha da Samsung né imagina se eu sou que tava na hora de lançar esse produto que é o top de linha deles os c aras estavam pisando fundo né Na parte de promoção no pedir promoção estará acelerando digital bombando divulgando muito produto né em todo lugar que você ia ser via lá é divulgação do Galaxy Note 7 soc que começou acontecer o celular começou a

explodir né E aí foi aquela loucura para as notícias celular explodindo aqui isso tudinho lá as companhias aéreas começaram a proibir as pessoas de entrarem com Galaxy Note 7 dentro do avião E aí por diante né Então veja o problema não tava no peixe promoção problema não tava no digital para essa no vestido pesado no digital o problema tava aonde no produto o produto era ruim produto se podia produto cara machucava as pessoas né É então o que acontece o digital no salva nada o digital ele faz o

que o digital ele faz isso aqui ó que começou acontecer começou a surgir um monte de meme milhões e milhões de memes começaram a surgir do Galaxy Note 7 tá o digital ele acelera e acelera né a as coisas então assim a coisa s e espalha muito mais rápido por conta do digital é isso que o digital faz ele acelera né ah o espalhamento disso aí seja seja bom ou seja ruim né então se você trabalha bem o marketing produto tem um produto o trabalho que você tá de preço legal promove bem distribui ele uma

estratégia adequada caro digital vai fazer um ótimo trabalho para você agora se você tem problemas Claro sem produto Você tem problemas com pressa tem problemas em outras coisas o digital não é a salvação do seu negócio você precisa pensar tudo tá então tente ajustar produtos produtivo é ruim tem que ajustar tem que ajustar se o preço estiver ruim tem que ajeitar tem que ajustar e digital ele vai te ele vai te deixar isso muito mais claro com muito mais rapidez Porque se o seu preço tá muito

além do bichinho do que as pessoas esperam os usuários vão chiar você vai escutar isso você vai ter feedback na O Grande Lance na internet hoje aqui é uma via de Mão Dupla né de frente da TV né TV se publicá-las e não sabe que as pessoas vão falar de volta mas nem tudo é você sabe o cara vai lá você possa negócio cara vai lá e responde comenta né então você vai ter como saber o feedback das pessoas Ah tá Oi e aí um ponto Legal Vem discutir aqui olha é para você tem que sair né como é que a

comunicação ela evoluiu ao longo do tempo né a gente veio de uma era o anti-homem que a gente compra muitos né onde o foco era muito do produto e mídia de massa Então as empresas bateu mui to no peito e o meu produto é assim assado faz isso faz aquilo desse jeito é de certa e usava muito mídia de massa para promover esse produto né então encher uma era lá onde a televisão não que ela não tem hoje mas assim amarela onde basicamente televisão jornal rádio eram muito fortes porque são mídias de

massa né E aí as empresas começaram a entender o seguinte Olha é muitas vezes as pessoas compram mesmo produto mas por razões diferentes Então veja bem a gente tem um início é um curso não é uma imersão se chama marketing digital Expert é uma imersão bem intenso cinco semanas com a proposta de transformação de mudança muito grande para o aluno que faz e e e várias pessoas diferentes compra os meus produtos que olha que interessante é é um produto só mas às vezes o cara que quer mudar de área

ele compra esse produto porque ele ele quer aprender marketing Tá mas ele quer fazer que aprender fazendo ele não quer sair desse curso só com mais um certificado n a bagagem dele porque ele sabe escolher de cor procurar emprego na hora que ele quer os caras vão perguntar se tem experiência tá E aí você vai eu já fiz um monte de curso mas não conseguiu uma campanha nunca fiz nunca separei um e-mail nunca fiz um site ele sabe que vai ser difícil arrumar emprego em São cara que faz esse curso por

exemplo eu veja uma necessidade x né o cara aí ele tá comprando esse curso para resolver qual o problema está comprando esse curso para poder mudar de á rea para trabalhar com alguma coisa ele gosta que ele sei lá porque ele quer ter mais flexibilidade porque ele quer trabalhar Home Office ele não quer ficar indo lá no no trabalho de todo dia né ao mesmo tempo tem um cara que tem uma agência O que é mais offline e os dentes dele estão começando a pedir várias coisas digital para ele não sabe

entregar aí fica contratando freelancer ficar distribuindo e ele cara ele tá perdendo a mão ele também compra esse mesmo curso isso nós imer são para resolver um outro problema né porque porque ele ele tá perdendo a mão na agência dele ele tá deixando de ganhar dinheiro né então está terceirizando muito então ele quer primeiro entender melhor como funciona tudo isso para poder aplicar isso na agência dele e tem vários outros casos não é empreendedor e enfrentem tem várias outras personas que

compram esse produto mas Elas compram por motivos diferentes e qual é o grande lance aqui se eu uso né uma comunicação o anti-ho mem eu vou vender para essas pessoas né então se eu mando o e-mail para todas elas são dó se escreve nesse curso porque nesse curso você vai sei lá moço porque o foque no no cartão da diária eles curso você vai aprender na prática e vai poder enfim conseguir uma vaga bom para trabalhar com isso o cara da agência ele vai lá segura senão vai Ressoar para ele porque não

tem nada a ver com que ele está buscando aquele curso e baixar daquele curso não é para ele né o cara que é empreend edor E tá procurando esse curso ele quer fazer o curso por ter ele tá cansado de tomar balão da agência dele tá dando muito problema para agência ele acho que ele não sabe contratar agência direita ele não acho que ele não sabe grifar a gente não sabe olhar se a gente está fazendo um bom trabalho ou não e também não vai ele vai ver essa mensagem não vai Ressoar para ele não vai

olhar que faz impulso esse curso é para mim né porque porque eu tô mandando eu tô mandando a mensagem qu e a direcionar para um público então a grande sacada desse segundo momento é que as empresas elas pararam com o negócio do banco menos começar a entender a importância do anti-humano quer um para um Ou seja eu preciso me comunicar de uma maneira individualizada com as pessoas tudo bem Eu tenho monte de gente que comer produto mas nem que desse grupo de um monte de gente que compra o meu

produto existem subgrupos né em que as pessoas compram de mim por motivos em diferentes eu s ou saber quem são essas pessoas por quê Porque eu vou vender para ela de uma maneira diferente então se eu vou falar com o cara que tem uma agência e vou vender esse curso uma lenda diferente para ele eu tô assim nesse curso aqui você vai poder entender como entregar o que é melhor para o cliente com apresentar relatórios mostram e comprovam resultados entregando né como evitar os principais problemas na

hora de fazer um site lá dentro de uma campanha disso aquilo então perceba comun icação o foco Deixa de ser no produto o foco passa a ser o meu cliente né e no relacionamento tu ainda é você estreitar esse laço bem Tem que falar diretamente falta a pessoa pelo lá e aí a gente vem com terceiro momento realmente que a gente está hoje tá um mente meme é um muitos-para-muitos todo mundo fala todo mundo né então porque isso na gente aumento onde as pessoas são muito mais conectadas todo mundo tem um

smartphone muita gente smartphone na mão e você consegue rapidamente já está conteúdo se conectar com pessoas né postar conteúdo então todo mundo fala todo mundo então hoje pessoas falam com pessoas pessoas falam com marcas marcas fala com pessoas marcas falam outras marcas uma loucura né então hoje já não tem mais começo e sim né hoje todo mundo fala processo conta que eu te disse Centralizado né e é super Evidente isso hoje né Então pega um exemplo aí o padre Fábio de Melo né para ver se já

tinha visto ele nas redes sociais no Instagram no Twitte r Sei lá o cara foi lá no Twitter dele e postou lá você não reclama não a informação mas nessas uma brincadeira com o Bradesco que ele sei lá perdeu o cartão de crédito dele e ele tinha ele pediu um novo ia demorar 30 dias para chegar e aí postou lá Socorro vai demorar 30 dias para chegar cara que aconteceu uma zona naquele 30 dele porque você começou a ficar um monte de gente comentando embaixo um monte de outros bancos né começaram a

entrar nessa conversa aí eu não sei cutucand o auxiliar tô fazendo brincadeira de um banco com outro e chamando o padre Fábio de Melo Então veja é hoje em dia já não tem mais é um para um hoje todo mundo fala com todo mundo né então hoje o foco passou a ser muito nos valores na colaboração entre pessoas de pessoas com presas empresas com pessoas de empresas com empresas se veem presas hoje fazendo collab coisa que era muito mais difícil acontecer antigamente Então sei lá hoje eu sei lá Seara a

dia não lembro qual marca de mor tadela Vai lá se junta com McDonald's no dia do aniversário de São Paulo e fazer um lanche lá lanche de mortadela no McDonald's que vai ter só no dia do aniversário de São Paulo na unidade mcmil lá na Paulista né você vê marcas hoje se unindo para fazer produtos em conjunto você vê hoje marcas abrindo espaço para os consumidores colaborarem na no desenvolvimento de produtos e Lau rufus vai lá e faz uma campanha que permite às pessoas criarem e os novos erros né

inventarem sabores n ovos sabores mais legais mais pela mais curtidas pela galera eles vão lá e fazem de verdade né Então veja a gente tem a gente tá vivendo um outro momento agora muito mais pautado em colaboração né Isso é um ambiente endereço muda muita coisa na comunicação né Vamos lá só para contextualizar aqui ó uma das primeiras mídias de massa aqui foi o rádio né bombom parar para pensar Quanto tempo demora né Por uma mídia evoluir né E como Isso mudou o nome do tempo não rádio eu demorou

aí 22 an os para conseguir 50 milhões de usuários e a televisão Demorou 26 anos para conseguir 50 milhões de usuários a internet Demorou quatro anos o iPod Demorou três anos para conseguir 50 milhões e tanto Facebook quanto Tik Tok em um ano conseguiram dos 200 milhões de usuários Então o quê que isso mostra para gente as mídias novas que estão chegando hoje elas evoluem elas crescem né em número de adeptos de usuários muito mais rapidamente né e o quê que isso muda para gente porque Isso
muda para quem trabalha com marketing digital Quem tem que ficar atento porque porque sim em um ano entra 200 milhões de pessoas no Tik Tok no Facebook ou qualquer outra coisa tem que tá de olho né porque porque atenção tá indo para lá eu falar já que atenção daqui a pouco máscara atenção é o elemento base do início de qualquer trabalho the Market e eu não sei enquanto Marcos 50 empresa você tem que ir para o lugar onde as pessoas estão prestando atenção as pessoas estão passando muito tempo

no Tik Tok tô precisando muito atenção lá cara é para lá tem que ir né enfim então fica essa essa reflexão aí da evolução das mídias a uma outra mudança importante é que com o surgimento de mídias sociais né com as pessoas mais conectadas com as pessoas agora com positivos móveis etc é a gente passou na gente a gente né quando eu falo a gente ou de nossos consumidores né Nós consumidores a gente era público-alvo antigamente agora a gente além de público-alvo isso é mídia Ou seja a gente também

promove né marcas Então pára Para pensar comigo né a quando você pega lá seu celular faz um Stories posta alguma coisa no Instagram publica no Facebook Twitter alguma coisa E você tá falando tá mostrando alguma marca você está promovendo aquela marca para sua rede de contatos você virou mídia Todos nós somos mídia hoje então quando eu vou lá aposto sei lá um copinho do Starbucks no Instagram eu tô sendo mídia estou promovendo essa marca tá então é isso é uma mudança g rande né para as marcas né

toda marca ela quer ser promovida né e sem e se não tiver custo ainda melhor ainda né mas saiba que não pagou nada para ir lá e poder para isso aí tá então é essa é uma mudança crucial que a gente tem entender tá as pessoas deixarão de ser só público-alvo e passaram a ser mídia também esse vídeo que acabou de ver agora ele é uma aula e a gente soltando aqui para você conhecer um pouco mais nossos cursos entendeu pouco mais de alguns assuntos e se você gost ou desse vídeo eu te faço um convite

Entra lá no site em que eu deixar o link aqui embaixo tem vários cursos gratuitos para você que está começando agora e para a gente está a fim de investir na sua carreira que tá afim de investir no seu negócio ou investir ainda uma transição de carreira e traz vai lá no site confere os planos são excelentes formas para você se especializar e dar um passo né Ah mais aí nessa jornada nesse marketing digital do e-comerce dos negócios de trás Belez a se gostou do vídeo deixa um like aí pra

gente aproveita também e comenta aí o que que você achou se você quer vídeos de algum tema específico comenta embaixo a gente vai ter o maior prazer de gravar e se você ainda não se inscreveu se inscreva no nosso canal ative as notificações para receber o aviso dos próximos vídeos e a gente se vê pela próxima valeu tchau tchau